loader image

Aplicativo para assinatura digital

Que tal usar um aplicativo para assinatura digital? Dessa forma você consegue autenticar vários documentos, sem precisar recorrer ao processo de imprimir, assinar e escanear.

Aplicativo para assinatura digital

Afinal, isso toma tempo, gera custos e gasta papel, gerando poluição desnecessária. Com o uso de um bom aplicativo para assinatura digital, é possível validar todos os documentos com maior facilidade em sua rotina.

O que é importante para que evite perder tempo, imprimir papelada e depois escanear para enviar.

Usar app para assinatura digital é seguro?

Muitas pessoas deixam de usar aplicativo para assinatura digital por medo de problemas que envolvem a segurança.

Afinal, quando se assina um documento está concordando com suas cláusulas. Por isso, é realmente importante fazer uso de um app que seja seguro.

Tendo como principal objetivo evitar a ação de criminosos que possam fraudar sua assinatura e gerar prejuízos.

Por isso, é importante sempre pesquisar bons apps, que tenham medidas de segurança adotadas pelos desenvolvedores. O objetivo é que seus dados estejam protegidos e você possa evitar problemas futuros.

Uma vez que, realmente só você poderá validar documentos usando o aplicativo para assinatura digital que selecionou para sua rotina.

Diante da importância da segurança, nós buscamos as melhores opções de aplicativos para te apresentar a partir de agora.

A utilização de aplicativo para assinatura digital é uma tendência crescente, para desburocratizar o dia a dia.

Afinal, é importante reduzir o uso de papel, otimizar o tempo e efetuar as assinaturas de seus documentos sem precisar se deslocar ou demorar para que o processo seja concluído.

E é justamente por isso que o uso de aplicativo para assinatura digital está cada vez mais popular entre as pessoas.

App para assinatura digital: conheça 5 opções

Nós investigamos profundamente quais são as 5 opções de aplicativo para assinatura digital para que você possa usar em sua rotina. Confira tudo a seguir:

1.     DocuSign

O DocuSign é um aplicativo para assinatura digital gratuito para Android e iOS, que libera o uso visando assinar documentos a partir de acesso com e-mail e senha.

O aplicativo permite abrir PDF e imagens que estão salvos no celular ou que são de outros aplicativos, como o Google Drive.

Além disso, o usuário do aplicativo também poderá digitalizar documentos utilizando a câmera do próprio celular para tal.

Após assinar o documento com uma caneta virtual, ele poderá ficar salvo na memória do celular ou ser compartilhado com as pessoas envolvidas.

O DocuSign permite encaminhar três arquivos assinados para quem está usando a versão grátis do app.

É importante destacar que, para a segurança do usuário, o aplicativo não permite tirar prints do documento enquanto está fazendo uso do app para realizar a assinatura.

Quem tem um volume maior de documentos para assinar precisará pagar a versão pro do aplicativo.

A assinatura realizada com o app fica realmente muito parecida com a que seria feita manualmente. Por isso, é uma ótima pedida para quem busca soluções práticas e deseja um aplicativo seguro.

2.     Adobe Reader

Também gratuito, o Adobe Reader é um aplicativo para assinatura digital que está disponível para aparelhos Android e iOS, em português.

Para utilizar o app é preciso fazer login usando sua conta Gmail, Facebook ou conta Apple que esteja vinculada ao Adobe ID.

O usuário que conta com o Adobe Reader precisa saber que o aplicativo aceita apenas documentos que estão em PDF. Outros formatos não são lidos pelo aplicativo para assinatura digital.

No entanto, o aplicativo oferece um diferencial interessante, que confere excelência para a assinatura. Consiste no fato de poder assinar desenhando online com caneta virtual ou inserindo uma imagem ou foto de sua assinatura no documento.

Após assinar o documento utilizando o aplicativo basta compartilhar o material por e-mail com as pessoas interessadas em receber o documento assinado.

Além disso, também é possível salvar o documento em seu aparelho ou na nuvem, conforme o seu interesse em relação ao uso do material.

Apesar da limitação em relação ao formato do material, o fato de poder contar com um aplicativo que usa o desenho perfeito de sua assinatura, torna a autenticação de documentos muito mais segura.

3.     Office Mobile

Disponível para Android e iOS, o Office Mobile é um aplicativo para assinatura digital grátis e excelente para o seu dia a dia.

Exatamente como acontece com o aplicativo anterior ele só aceita documentos que estejam no formato de PDF. O que acaba sendo uma limitação importante para quem deseja fazer tudo pelo smartphone na hora de assinar e lidar com documentos no dia a dia.

Com design simples e intuitivo, o aplicativo é fácil de usar. Basta criar a sua assinatura digital e na sequência clicar em assinar um PDF. O arquivo deverá ser aberto para que possa fazer a assinatura em qualquer espaço do documento.

Além disso, também é possível alterar a cor do traço usado na assinatura. Uma funcionalidade que pode ser importante para alguns documentos que precisam ser assinados em tonalidade adequada.

Por ser fácil de utilizar e ter algumas características que são únicas, vale muito a pena testar o app para assinatura digital. Todavia, as limitações podem incomodar um pouco, dependendo de qual é o tipo de documento que você costuma assinar em seu dia a dia.

4. Adobe Fill & Sign

Quem busca uma opção menos burocrática de aplicativo para assinatura digital, pode contar com o Adobe Fill & Sign.

Tendo em vista que, o aplicativo para assinatura digital permite ao usuário assinar e enviar documentos em poucos cliques, sem sequer precisar de um cadastro no aplicativo.

A assinatura é feita usando a tecnologia de caneta virtual, para inserir sua assinatura em qualquer parte do documento.

Todavia, o aplicativo que é gratuito para Android e iOS apresenta em sua maior vantagem uma desvantagem. Não entendeu?

O que acontece é que devido ao fato de não precisar fazer login, você acaba exposto ao risco de que qualquer pessoa possa acessar o aplicativo e usar a sua assinatura digital para autenticar documentos que você sequer leu.

Diferentemente das outras opções de aplicativos em nossa lista, o Adobe Fill & Sign permite acessar e assinar documentos em PDF, da galeria de seu smartphone e também permite digitalizar documentos impressos para assinar.

Por isso mesmo, é o aplicativo mais versátil de assinatura para quem está buscando praticidade. Todavia, não é o aplicativo para assinatura digital mais seguro da nossa lista.

5.     Assine Manuscrito Digital – PDF

Disponível apenas para aparelhos Android, o Assine Manuscrito Digital – PDF é um aplicativo para assinatura digital que também não exige do usuário que faça login para usar o app.

Outro detalhe é que a ferramenta também só aceita a utilização de arquivos em PDF que estejam no cartão de memória do aparelho ou no Google Drive e apps de armazenamento.

O que acaba limitando a utilização do aplicativo que é gratuito e oferece ao usuário a possibilidade de assinar usando caneta virtual.

Após realizar a assinatura do documento, basta enviar pelas redes sociais ou por e-mail, para que todas as pessoas interessadas tenham acesso ao material assinado.

Aproveite todas as opções disponíveis no mercado e teste o aplicativo para assinatura digital que poderá atender a sua necessidade de uso.

Dessa forma, você terá o melhor aplicativo para assinatura digital disponível em seu smartphone, para otimizar a sua rotina. 

Ver mais:

Aplicativo para falar com cachorro

João

Sou escritor e jornalista, paixonado por compartilhar conhecimento e experiências através das palavras, escreve artigos inspiradores e informativos que conectam ideias e pessoas