IA: Aplicativos para controlar a hipertensão arterial

Existem muitas aplicações disponíveis online que podem ajudar a controlar a hipertensão arterial, que é uma das principais medidas de saúde mais utilizadas por toda a população, principalmente com a ajuda da IA (Inteligência Artificial).

Lembre-se que é sempre importante consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento da hipertensão.

controlar la hipertensión arterial
(Reproducción: Google Imagen)

A este respeito, podemos salientar que os aplicativos podem ser uma ferramenta útil para o ajudar a controlar a sua pressão arterial, mas não devem ser o único método de tratamento. Aqui estão algumas escolhas populares de aplicações para gerir a tensão arterial elevada:

1- MyFitnessPal (Android e iOS)

O aplicativo MyFitnessPal é um aplicativo de rastreamento de calorias e nutrientes projetado para ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos de saúde e fitness, e também pode rastrear e monitorar a pressão arterial elevada.

O aplicativo também oferece recursos adicionais, como lembretes de refeições, rastreamento de água e registro de progresso, para ajudar os usuários a permanecer no caminho certo para seus objetivos de saúde e fitness.

A MyFitnessPal é um aplicativo de monitoramento de pressão arterial totalmente gratuito, mas tem uma versão premium com recursos adicionais e pode ser encontrada na Play Store e App Store, funcionando tanto em dispositivos iOS como Android.

2- Rastreador de pressão arterial (Android)

Este aplicativo de monitoramento de pressão alta é especialmente útil para aqueles que precisam monitorar constantemente sua pressão arterial. Permite-lhe introduzir as suas leituras de pressão arterial e gerar relatórios para mostrar ao seu médico, concebidos para ajudar as pessoas a monitorizar a sua pressão arterial e controlar a pressão arterial elevada.

Permite ao utilizador adicionar informações pessoais (idade, altura e peso), bem como introduzir o seu historial médico e os medicamentos que toma.

Uma vez registadas as informações solicitadas, a aplicação apresenta as leituras da tensão arterial num gráfico para ajudar o utilizador a seguir as tendências e a identificar possíveis padrões.

O aplicativo também fornece uma média das medições diárias e ajuda a detectar e alertar para níveis altos ou baixos de pressão arterial. A instalação é gratuita, mas oferece uma versão premium com ferramentas extra, e está disponível na Play Store para telefones Android.

3- Medisafe (Android)

A Medisafe é um aplicativo gratuito para a gestão da hipertensão arterial, disponível na Play Store para celulares Android, e ajuda a gerir a medicação, o que é importante para quem precisa de medicação para controlar a hipertensão arterial.

A ferramenta dispõe de serviços como a adição de medicamentos à ferramenta, introduzindo o nome, a dosagem e a hora de os tomar.

O aplicativo também permite definir lembretes, permitindo definir lembretes para cada medicamento para se lembrar de tomar a medicação a tempo, ajudando a monitorizar o progresso e a partilhar informações com médicos, cuidadores ou familiares.

Tem alertas e notificações para o avisar quando deve tomar a sua medicação e, quando a toma, pode registar a medicação tomada, para que possa acompanhar e ajustar a sua medicação.

4- Instant Heart Rate (Android e iOS)

O Instant Heart Rate é um aplicativo móvel que utiliza a câmara e o flash do seu telefone para medir o seu ritmo cardíaco.

Para utilizar o aplicativo, basta colocar o dedo na lente da câmara do telefone e o aplicativo utiliza a câmara para detectar alterações na cor da ponta do dedo à medida que o sangue flui através dele.

Em seguida, calcula o ritmo cardíaco com base nessas alterações, ajudando o utilizador a monitorizar a hipertensão arterial.

No entanto, é de notar que a precisão das medições do ritmo cardíaco da aplicação pode ser afetada por vários fatores, como as condições de iluminação, a cor da pele e o movimento.

Por conseguinte, o aplicativo deve ser utilizado apenas para fins informativos e para monitorizar a hipertensão arterial. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android e pode ser baixado na App Store no Google Play.

Veja mais:

Aplicativo para espelhar o celular na TV